"Quando você tem uma meta, o que era obstáculo passa a ser etapa."(anônimo)


segunda-feira, 4 de junho de 2012

Formação do membros do CMEM


O Módulo II - Concepções, Estrutura e Funcionamento, tem como base a discussão sobre a participação e gestão democrática, com destaque para a constituição dos sistemas de ensino e dos conselhos de Educação. Pensando no assunto abordado nesse módulo, responda através de comentários, às seguintes questões:

- NA LEI DO CONSELHO (LEI Nº 983 DE 02 DE MARÇO DE 2012) FOI DEFINIDO O PERFIL DO CMEM. VOCÊ ACREDITA QUE ESSE PERFIL RESPONDE AS PECULIARIDADES E NECESSIDADES LOCAIS DO NOSSO MUNICÍPIO? EXPLIQUE.

- QUAL A MAIOR INSTÂNCIA DE PODER DE UM CONSELHO? 


- CABE AO CMEM DEFINIR AS PRIORIDADES?






Agora é com vocês!!!


3 comentários:

  1. 1ª pergunta.
    Acredito sim, que o perfil responde as expectativas do nosso colegiado.Pois todas as representatividades estão alí, sendo assim cabe a cada uma exercer sua fução com responsabilidade.

    2ª pergunta.
    A maior instância po poder de um conselho são as conferências e plenárias deliberativas, pois todos os interesses da sociedade são definidos como prioridade de toda a administração.

    3ª pergunta.
    Acredito que sim, uma vez que ele tem todas as representatividades possíveis para estar ali representanto todo um colegido de pessoas preocupadas com a educação do município.

    Patrícia Rodrigues

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. NA LEI DO CONSELHO (LEI Nº 983 DE 02 DE MARÇO DE 2012) FOI DEFINIDO O PERFIL DO CMEM. VOCÊ ACREDITA QUE ESSE PERFIL RESPONDE AS PECULIARIDADES E NECESSIDADES LOCAIS DO NOSSO MUNICÍPIO? EXPLIQUE.

      Sim, porque através de um votação cada membro escolhido será responsável para cumprir e exerce sua função com responsabilidade e compromisso atendendo a demanda do município por uma educação de qualidade .

      - QUAL A MAIOR INSTÂNCIA DE PODER DE UM CONSELHO?

      Numa concepção de democracia mais ampliada do que a democracia
      representativa, a instância máxima de deliberação e de definição
      de políticas seriam as conferências e as plenárias deliberativas. Em que a função é compartilhada com a Secretaria de Educação, no âmbito da rede ou do Sistema Municipal de Ensino, por meio de atribuições específicas, de acordo com a Lei.

      - CABE AO CMEM DEFINIR AS PRIORIDADES?
      Sim junto com o colegiado pode definir o que é melhor para educação municipal, intervindo quando necessário para uma educação de qualidade

      Excluir
  2. - Sim, acredito. Pois o Conselho tem autonomia de decidir e promover reflexões sobre o Sistema Educacional de acordo com suas atribuições e competências baseando-se na gestão democrática. Neste sentido, o Conselho “deve ser uma instância de mediação entre a sociedade e o poder público” que articula e negocia as demandas sociais que vise a garantia do direito à educação de qualidade.
    - A instância máxima são as conferências e plenárias deliberativas, onde os membros do Conselho definem as prioridades da educação para que os órgãos competentes executem e fiscalizem sua implementação.
    - As prioridades devem ser definidas de acordo com a demanda da educação, buscando sempre a melhoria da educação, uma vez que é importante que haja planejamento e fiscalização das atividades para garantir a eficácia das deliberações das conferências e plenárias.

    ResponderExcluir